Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Na contratação de Assessoria para seu Casamento entenda como deve proceder para selecionar uma profissional


Onde encontrar uma boa assessora de casamento

Também conhecida como wedding planner, profissional se encarrega de todos os preparativos do grande dia, desde o conceito da festa até a reorganização do salão após o evento

A assessoria promete organizar seu evento?  No que consiste exatamente este trabalho e o que é realmente feito prá você no dia do evento pela assessoria que você contratou?

Vejam e analisem o título acima... Se você não é profissional neste assunto e não sabe, planejar um casamento exige a atenção deste profissional para centenas de itens.  Cada fornecedor contratado, muitas vezes, se desdobra em vários outros itens. É o que este profissional se propõe a fazer. Cuidar para que cada contrato e cada serviço sejam entregues com todos os detalhes planejados entre os noivos e fornecedores, além de, no dia do evento coordenar passo a passo o cerimonial, desde o inicio na chegada dos convidados, até a desmontagem da festa e entrega dos materiais e do local do evento.

Em uma festa de casamento existem inúmeros fornecedores e profissionais contratados, os quais na maioria das vezes, não se conhecem e não trocam nenhuma informação para a montagem da festa, tecendo ao evento uma enorme e confusa partitura na qual os serviços não se afinam entre os fornecedores causando uma sinfonia desafinada e desarmônica bem diferente com o que a noiva idealizou.

No final da festa, costuma-se dizer, deu tudo certo!

Mas não é bem assim...  As opiniões de seus convidados, claro, são bem diferentes da opinião de expertises no assunto. Os convidados não estão ali para reclamar de nada porque são convidados, amigos e parentes, que não opinam negativamente, primeiro para não desagradar os noivos e principalmente porque querem ver os noivinhos bem felizes ao final da festa que é o que importa para eles. Foram bem recebidos? Havia sintonia entre os serviços contratados?  Tudo o que foi contratado foi entregue como combinado? Como saber se eles normalmente não dão, não querem ou não podem dar sua opinião sincera?

Mas e para os noivos? Será que é melhor mantê-los assim muitas vezes enganados sobre o resultado final da festa? E os profissionais? Será que os profissionais se contentam com notas baixas acumuladas e divididas pelo evento como um todo?

Respondo pelos profissionais contratados apenas e digo que NÃO, não, não. Não estamos contentes porque dependemos do desempenho de todos os contratados para elevar a média da nota final. O conjunto da obra dá o resultado final e não importa se minha nota foi 10 e a do outro profissional foi zero.

Digo a você, meus queridos noivinhos, que o sucesso de sua festa está ligado primeiramente e diretamente à qualidade de TODOS os serviços contratados e da checagem deles que é função de sua assessoria no dia do evento, você sabia?!

Assessoria não é um serviço para ser desempenhado por amadores. Assessoria não é um serviço que deve ser contratado bem baratinho ou até aceito como cortesia (alguns bufês oferecem) só para ter uma assessora no dia do seu casamento.

Assessoria é um serviço bem complexo e que exige comprometimento, muita experiência, muita disposição, muito jogo de cintura, não é saber apenas o “aeiou” da profissão, não é ser recepcionista, não é ser babá dos noivos... não é ser a melhor amiga da noiva ....

Quando você contrata uma assessoria exija e acompanhe que a sua assessoria faça por escrito o cronograma da festa e “entregue” para todos os serviços contratados uma cópia deste cronograma para conhecimento de todos antes do dia do evento.

Todos sem exceção devem receber e entender o cronograma (espaço, bufê, decorador, fotógrafo, músicos, DJ, iluminação, celebrante, manobristas, mobiliário, etc.) O cronograma não deve ser resumido apenas a horários das etapas dos serviços, mas deverá ir, além disto, com observações para cada fornecedor dos detalhes combinados entre os noivos e o fornecedor, os quais deverão ser informados para o bom andamento do evento. Cada evento é único acreditem!

A assessoria deve ser a primeira a chegar ao local da festa para já estar posicionado para receber os fornecedores, checar os materiais contratados, distribuir o cronograma para cada fornecedor em mãos e também, de preferência por e-mail, um pouco antes do dia do evento.

Deve se apresentar a cada um deles e fazer uma preleção do evento (ao vivo em voz alta e clara), reunindo os principais fornecedores antes da montagem do evento esclarecendo duvidas e estabelecendo harmonização entre todos. Distribuir as funções da montagem do salão e da cerimônia, checar se está de acordo com os croquis idealizado pelos noivos e estiver sempre disponível para fornecedores/noivos/convidados, durante o evento, para esclarecer qualquer dúvida.  

A assessoria não é para a noiva esconder de todos os fornecedores como se fosse um serviço fantasma que funciona apenas para a noiva. Este é um grande erro!

Assessoria deve ser compartilhada pela noiva com todos os fornecedores, pois não se pode exigir uma sinfonia perfeita sem que o dirigente da orquestra faça um ensaio em conjunto com todos e afine os instrumentos de acordo com a partitura escolhida pelo casal. A assessoria é para assessorar a noiva a fazer isto!

Tudo lindo, tudo escolhido a dedo, tudo elaborado perfeitamente por todos os profissionais, mas sem a partitura meus queridos noivinhos o evento que você sonhou estará mais para um “tango argentino” do que para uma valsa de Chopin.

Tenho acompanhado por vários anos o desempenho de assessorias em centenas de eventos e a nota não passa de três em média. Aí você pensa... Para dar nota é preciso ser professor na matéria... Sim claro! Você tem toda razão. Deixe-me apresentar; Sim, sou formada em assessoria de eventos pelo SENAC, fiz o curso há alguns anos atrás. Procurei me aperfeiçoar e fiz mais alguns cursos relacionados. Fui associada à ABRAFESTA por alguns anos na tentativa de estabelecer um vinculo mais profissional, entre associação e espaço, para normatizar espaços no campo para eventos e principalmente tive o privilégio de ter o melhor professor em área de eventos Corporativos e Governamentais por mais de 20 anos. Sou proprietária de espaço para eventos no campo há nove anos e estou comprometida a tornar eventos sociais mais profissionais, na certeza de que é possível no Brasil chegarmos a patamar de primeiro mundo em relação ao desenvolvimento humano no desempenho profissional nesta área.

Você contratou assessoria? Pediu o certificado de conclusão de algum curso de assessoria?  Solicitou currículo?  Não se iluda com nomes bonitos e “paparicagens”.  Ajudem-nos a exigir que este serviço seja prestado de forma mais adequada e profissional.

O ser humano é um mar de possibilidades, somos perfeitos, temos todas as armas dentro de nós para nos tornar melhores. Deem o melhor, façam força para chegar à perfeição e verão que o resultado será sempre melhor.

Não esperem elogios apenas, mas sintam dentro de vocês que realmente foi um espetáculo no desempenho de suas funções!

Desculpem-me as boas assessoras, mas as exceções ainda não fazem a regra.

 

Raquel Varella

Espaço Carpe Diem

 

P.S..: ao final da edição desta matéria  recebi  e-mail de uma assessora conhecida com comentários sobre o meu texto, que enviei a ela antes de publicar, comentando um casamento que esteve como convidada, por coincidência, no final desta semana. Leiam abaixo;

 

 

Olá Raquel, bom dia! Me desculpe pela demora em te responder, estive bem atarefada este final de semana.

 

Li o seu texto e achei que ficou excelente. É importantíssimo as noivas terem acesso a este texto.

 

Sábado estive em um casamento como convidada. Não tinha assessora... muita coisa errada desde o cortejo (padrinhos da noiva do lado do noivo e vice-versa) e na festa a equipe de foto e filmagem quem comandou e foi muito cansativo tanto para os convidados como para os noivos, que do meu ponto de vista não aproveitaram em nada a festa, era um tal de agora aqui... agora ali...  assim e assado! Ficaram um tempão tirando fotos e não bastasse isso fizeram os noivos ficar em frente à mesa do bolo para receber o cumprimento dos convidados... formou um fila enorme, sem contar que o DJ não parava de falar ao microfone (agora a salada, agora a massa, agora a carne... um horror!).

 

Posso publicar o seu texto no meu blog também?

 

Bjs,-- 

Sueli Benassi

Assessoria e Cerimonial

Nenhum comentário:

Postar um comentário